ENTREVISTA AMIRES PARA O JORNAL EXTRA

Logo no início da pandemia do novo coronavírus no país, a Associação Missão Resplandecer (Amires), que atua principalmente em favor de pessoas que vivem com HIV/AIDS no Rio de Janeiro, teve sua arrecadação zerada. Além de um convênio público ter acabado — o que era previsto acontecer —, seus doadores, pouco a pouco, entraram em contato, suspendendo as colaborações. O quadro não foi uma exceção. Segundo pesquisa feita em abril pela Rede do Bem, uma iniciativa da Agência do Bem com 231 gestores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, do eixo Rio-São Paulo, 67% deles contaram que houve queda acima da metade na arrecadação e 83% previam riscos de fecharem suas portas no curto prazo ou reduzirem as atividades — mesmo que 89% visse grave deterioração nas condições de subsistência das famílias atendidas.

— E eu diria que o quadro se agravou, pois naquela época, as projeções para a pandemia eram tímidas. Hoje, mesmo com o isolamento flexibilizado, a economia ainda não retomou — diz Alan Maia, fundador da Agência do Bem, para quem, em geral, a solidariedade cresceu, nessa crise: — Ações de arrecadação de mantimento se intensificaram, justo e necessário; mas parou de chegar dinheiro para as ONGs, que distribuem o que chega e nunca foram tão necessárias. Quem socorre os socorristas?



Cleide Araújo, fundadora da Amires, confirma:

— Criamos um sistema online para manter atendimentos psicológicos, jurídicos e acompanhamento social dos beneficiários. Além disso, buscamos saber a situação de todos, arrecadamos e distribuímos kits de limpeza, de higiene e cestas básicas. E outras pessoas nos pediram ajuda. Mas, ao mesmo tempo, tivemos que dispensar os seis funcionários, estamos com três meses de aluguel atrasado, luz cortada, e sem dar nem dinheiro da passagem para o voluntário.



MATÉRIA COMPLETA DISPONÍVEL EM: https://extra.globo.com/noticias/economia/ongs-67-perderam-mais-da-metade-da-arrecadacao-com-pandemia-rv1-1-24600238.html


9 visualizações0 comentário

Telefones (21) 3842-8323 / (21) 99315-0859 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Endereço: Rua: Antônio David, 354 - Parque Lafaiete, Duque de Caxias

© 2002 - 2019 Associação Missão Resplandescer.